Anestesia
Os cuidados pré anestésicos têm como objectivo o aumento da segurança de todo o procedimento anestésico de forma a diminuir o risco da anestesia.
É com base em várias informações, incluindo o exame pré anestésico, que é definido qual o protocolo mais adequado ás necessidades do paciente.
Todos os animais serão incluídos no sistema ASA da Sociedade Americana de Anestesias, de acordo com o seu estado físico. (ASA I – ASA II)
O exame físico completo permite classificar o estado do anima relativamente ao risco anestésico a que vai estar sujeito, tendo em especial consideração o sistema cardiovascular e respiratório. Esta avaliação física do paciente poderá incluir outras provas analíticas:
- Hemograma
- Perfil bioquímico básico
- Urianalise
- Provas de coagulação
- Electrocardiograma
- Raio – x torácico
- Ecografia e Eco cardiografia
- Pressão arterial
- Provas endócrinas
- Outra relevante para a anestesia
Para além do exame físico, a espécie, a raça, a idade, o sexo, o carácter são factores importantes para a elaboração do protocolo anestésico adequado ao animal.
Todos os animais geriátricos (idade superior a 7 anos) têm que realizar um hemograma e um painel bioquímico geral, para avaliar o seu risco anestésico.
No decurso da cirurgia os parâmetros vitais são monitorizados continuamente com recurso a monitores e através do anestesista, que controlam diversos parâmetros:
- Frequência cardíaca
- Frequência respiratória
- Pulsoximetria
- Capnografia
- Electricardiograma
- Pressão arterial não evasiva
- Pressão arterial evasiva se necessário
- Temperatura
Várias complicações podem surgir no imediato pós operatório, por esta razão todos os animais sujeitos a cirurgia fazem o recobro de pelo menos 12 horas pós operatório, de forma a garantir que o acordar faz-se de forma segura e confortável.